sábado, 15 de novembro de 2014

Full Metal Jacket

É pra rir ou pra chorar?
Diretor: Stanley Kubrick
Roteiristas: Stanley Kubrick, Michael Herr
Gênero: Drama; Guerra
Ano: 1987

Minha Nota: 9


Um filmaço de Stanley Kubrick, que nesse filme, parece assumir dupla personalidade. Parece que o filme foi dirigido por dois diretores. A alternância de cenas desumanizam cada vez mais os personagens, cenas intercaladas: algumas te fazem rir, outras te fazem refletir, outras te causam repugnância a humanidade, outras te deixam mal (pela indêntificação -isso mesmo meus amigos) e outras bastante chatas e pouco inspiradas.

O filme tem cenas que se tornaram bastante famosas e são usadas como referência para diversos filmes até hoje. 
Quem não conhece essa cenas aí do lado? Essas cenas te fazem rir, mas é interessante refletir sobre, pois essa é parte nº 1 do tema "desumanização"  que o filme apresenta. O treinamento rigoroso e as humilhações que os soldados são submetidos, há já de inicio uma forte crítica a isso. "Vamos prepara-los para serem assassinos" - essa frase já diz muita coisa.
Além disso vale mencionar que o filme tem uma das cenas de xingamento mais fodas do cinema. Já sabe de qual eu estou falando, não é?


O ápice da desumanização ocorre no final do filme, onde um soldado fuzila uma garota (que também era uma assassina) e comemora com toda a alegria do mundo. Então eles passam um tempão discutindo em volta da garota enquanto ela agoniza de dor. Um dos soldados mata a garota. O que você acha que acontece? Eles ficam tristes, lamentam? Não, eles alegremente cantam uma música: "Mickey Mouse!". Tudo o que há pra pensar e dizer: "Antes ele do que eu".


Além do tema "desumanização", o filme também possui críticas as constantes guerras, além de criticar muito bem a guerra sem propósito que foi a Guerra do Vietnã.

No mais, esse filme me deixa um pouco consternado. Não é um filme agradável pra mim, apesar de ser um filme excelente.

#LegendadoSempre
Isso é tudo pessoal. Comentem  aí o que acharam, deixe a sua opinião de merda. kkkkkk
Até a próxima.

Página no facebook:

Vlw galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário